Notícias

Segurança Pública de Canoas é tema de reunião de diretoria do Sindilojas

13 de março de 2020

A segurança pública foi o tema da reunião de diretoria do Sindilojas Canoas desta quarta-feira (11). O evento contou com a presença do Comandante Tenente-Coronel do 2º Comando de Policiamento Metropolitano, Alexandre da Rosa; do Comandante Tenente-Coronel do 15º BPM, Jorge Dirceu Abreu Silva Filho; do presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública Canoas (Consepro), Cleiton Duarte Alves; e do gerente de operações do Canoas Shopping, Marcos Nunes Pilger.

Alguns dados relevantes do setor na cidade foram apresentados. O comandante Jorge Dirceu afirmou que os números positivos são o reflexo de um trabalho árduo e uma nova metodologia que vem sendo desenvolvida pela corporação há pouco mais de um ano em Canoas. “O projeto piloto iniciou no Centro, depois se expandiu para o Rio Branco e hoje nós já estamos contemplando os outros bairros. Nós entendemos a importância do nosso trabalho dentro do contexto comercial. Se a segurança estiver ruim, vocês tem dificuldades em fazer com que o seu negócio prospere, assim como novos negócios deixam de ser atraídos para a cidade”, disse.

Um dos primeiros dados apresentado foi o comparativo de prisões realizadas entre os anos de 2018 e 2019, que registrou um significativo aumento. “Nós conseguimos prender de uma forma mais qualificada em Canoas, a boa integração entre Brigada Militar e Polícia Civil colaborou bastante para esse resultado”, afirmou o comandante Jorge Dirceu.

Outro dado importante divulgado foi a queda no número de homicídios nos últimos três anos. Em 2017 foram registrados 143, em 2018 diminuiu para 128 e em 2019 totalizaram 59. “Nós resgatamos o policiamento a pé no Centro, Rio Branco e agora com a inauguração da nova sede da 2ª Companhia nós já estendemos para Niterói e Guajuviras”, comentou  

Por fim, o presidente do Consepro Canoas, Cleiton Duarte Alves reiterou sobre a importância e as diversas formas dos empresários e lojistas colaborarem com a segurança local através do Conselho. Uma delas é através do Programa de Incentivo do Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG-RS), que possibilita o direcionamento de valores a serem pagos ao ICMS para projetos voltados ao setor.