Entre os dias 1º e 6 de maio, a 13ª edição da Aldeia Sesc Capilé mobilizou 18 mil espectadores em São Leopoldo. Com uma programação gratuita para toda a comunidade e todas as idades, neste ano foram 17 atrações culturais, sendo 13 delas de artistas locais, concentradas no Museu do Trem. Entre os destaques da programação estiveram o espetáculo circense “Misto Quente”, do Grupo Girassol; o show de Frank Solari e Daniel Sá; a peça “Frida Kahlo, à Revolução!”; as apresentações do “Mulheres da nossa Terra” com Cintia Rodrigues, Aline da Cherry Baby, Daii Nunes e Nega Bula, além do espetáculo “Concerto em Ri Maior”, da Cia dos Palhaços, do Paraná, que esteve em São Leopoldo pelo Circuito Nacional Palco Giratório Sesc.
O Museu do Trem ficou pequeno para tantas opções culturais. A exposição fotográfica “Monóculos Digit@is”, de Emerson Machado, foi vista durante todo o evento no mesmo local. Além disso, teve apresentação de dança da Cia Corpo Alma e muito teatro para a criançada com os grupos Fantomania e Corpos & Sombras. Para fechar esta edição e para famílias inteiras se divertirem, a Feira Medieval fez uma viagem no tempo e trouxe um trio de gaita de foles, dança cigana, teatro de bonecos, dança celta e tribal, torneios medievais e entre outras atividades. “Tivemos muito sucesso de público, com uma média de 1,4 mil pessoas em cada dia. Orgulha-nos ter apresentado uma edição com mais de 75% da programação de artistas capilés. No encerramento, calculamos que só a Feira Medieval reuniu mais de 11 mil pessoas. Estamos gratos por tanta adesão. Agradeço especialmente aos nossos parceiros Prefeitura e o Sindilojas”, comemora a gerente do Sesc São Leopoldo, Andréa Guedes.
Os Aldeias Sesc são vertentes do projeto nacional Palco Giratório, circuito de artes cênicas do Sesc que completa 21 anos em 2018. Com uma curadoria formada por profissionais do Sesc, a programação selecionada apresenta anualmente uma amostra importante da produção cênica brasileira. Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento de artes cênicas do país, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc.com.br/palcogiratorio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3592-2129, no site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo e na página www.facebook.com/sescsaoleopoldo.
Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.